No sufoco, Fla supera Emelec nos pênaltis
Rubro-Negro faz 2 a 0, mas não chega ao terceiro gol; nas penalidades, Diego Alves brilha e time converte todas as suas cobranças para se garantir nas quartas da Libertadores

A reviravolta veio de forma dramática. O Flamengo igualou tudo ainda na etapa inicial, mas não conseguiu fazer o gol da classificação.
Mas depois de vencer o Emelec por 2 a 0 no tempo normal, com dois gols de Gabigol, o Rubro-Negro fez 4 a 2 na disputa de pênaltis e levou ao delírio a torcida que lotou o Maracanã na noite desta quarta-feira (31).
CLASSIFICAÇÃO NA RAÇA! Empurrado pela Maior Torcida do Mundo, o Mengão avançou para as quartas de final da Libertadores. Quer garantir seu lugar na próxima fase com prioridade e desconto? Então seja sócio! Acesse https://t.co/C62RjtwDeb 🔴⚫ pic.twitter.com/6XbePF7kwI
— Flamengo (@Flamengo) August 1, 2019
A equipe de Jorge Jesus está nas quartas de final da Libertadores e terá pela frente o Inter, do ex-rubro-negro Paolo Guerrero, que despachou o Nacional, do Uruguai, mais cedo.
🙌🙌🙌 @Flamengo #Libertadores pic.twitter.com/8FZboNTDEN
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 1, 2019
Gabigol brilha no início
Com Everton Ribeiro de volta ao time titular e Arrascaeta iniciando a partida no banco de reservas, o Fla se jogou para cima do Emelec nos minutos iniciais.
E quem ratificou a ótima fase que atravessa foi Gabriel Barbosa, justificando cada vez mais o apelido de Gabigol.
Primeiro ele perdeu grande oportunidade aos quatro, quando recebeu na área, limpou a marcação e chutou em cima do goleiro. Ainda pegou o rebote e bateu para fora.
Aos nove, no entanto, Gabigol abriu o placar em cobrança de pênalti. Rafinha fez boa jogada pela direita e foi tocado pelo jogador do Emelec dentro da área. O árbitro argentino Néstor Pitana assinalou a penalidade.
Gabriel cobrou com categoria e deslocou o goleiro Dreer: 1 a 0.

Gabigol busca a bola no fundo das redes após marcar o primeiro do Fla na partida (Alexandre Vidal/Flamengo)
O Fla continuou na pressão e não demorou para sair o segundo tento.
Aos 18, Bruno Henrique aproveitou o vacilo da defesa equatoriana, avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para dentro da área. A bola passou por Everton Ribeiro, mas não por Gabigol, que finalizou firme: 2 a 0.
🔴⚫️ Ele é o cara! @gabigol abriu o caminho para a vitória do @Flamengo sobre o @CSEmelec em cobrança de pênalti. Vaga nas quartas de finais da #Libertadores. pic.twitter.com/n9UByel4lN
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 1, 2019
Foi o gol de número 22 do ex-santista na temporada. Artilheiro do Flamengo em 2019, o atacante está perto de alcançar a melhor marca de sua carreira em um ano, os 27 tentos anotados em 2018, com a camisa do Peixe.
Após igualar o placar agregado, o Fla não conseguiu chegar ao terceiro gol. O time de Jorge Jesus não manteve o ímpeto do início da partida.
Veio o segundo tempo e o Emelec voltou muito mais organizado. A equipe equatoriana tirou o Flamengo da zona de conforto e chegou até a ameaçar o gol de Diego Alves em alguns momentos.
Everton Ribeiro deixou o campo para a entrada de Arrascaeta aos 12 minutos. E, aos 15, o time brasileiro perdeu a grande chance que teve na etapa final.
Após escanteio cobrado, a bola sobrou para o zagueiro Thuler, que bateu de primeira para fora.
O drama aumentou para o Flamengo quando Gabigol pediu substituição aos 25. Sentindo dores, o artilheiro da noite deu lugar ao garoto Reinier, grande promessa da base do clube.
Berrío também entrou em campo, no lugar de Gérson, mas o Fla, desorganizado, não criou mais chances claras.
Duas semanas depois da eliminação na Copa do Brasil para o Athletico-PR, nas cobranças de pênalti, o Rubro-Negro voltava à marca da cal para decidir a sua sorte na Libertadores.
E desta vez, o resultado foi diferente.
Vamoooooooooooooooo! #JogamosJuntos 🔴⚫️ pic.twitter.com/l7WrQQsfpA
— Flamengo (@Flamengo) August 1, 2019
O Fla converteu as suas quatro cobranças: Arrascaeta, Bruno Henrique, Renê e Rafinha. Já o Emelec só botou duas para dentro, com Angulo e Cortez.
Diego Alves catou a batida de Arroyo e na quarta cobrança da equipe equatoriana, Queiróz precisava marcar para manter o Emelec vivo. Mas carimbou o travessão e o Flamengo confirmou a passagem para as quartas de final.
E a Nação foi ao delírio com a defesa de @diegoalvesgol! #JogamosJuntos
— Flamengo (@Flamengo) August 1, 2019
📸 Paula Reis pic.twitter.com/t5mptTEj2C
Foi a primeira vez na história da Libertadores que o clube da Gávea reverteu uma desvantagem de dois gols de diferença em um confronto de mata-mata.
Campo Escalações Informações Complementares