River é freguês do Cruzeiro em decisões
Adversário da Raposa nas oitavas da Libertadores, time argentino perdeu três finais de torneios sul-americanos para equipe mineira; último confronto entre os clubes, porém, foi favorável ao River

O confronto mais aguardado das oitavas de final da Libertadores, que vão ocorrer apenas no fim de julho, provavelmente é Cruzeiro x River Plate. Um duelo entre potências sul-americanas. Um embate com muita história para contar.
ADVERSÁRIO DEFINIDO, NAÇÃO AZUL!!! 👊
— Cruzeiro Esporte Clube (@Cruzeiro) 14 de maio de 2019
Nas oitavas de final da @LibertadoresBR enfrentaremos a equipe do @CARPoficial. 🔵⚪️🦊
VVVVVAAAAAMMMMMOOOOOSSSSS!!!!!#VamosLaBestia #ReconquistarSantiago #Libertadores pic.twitter.com/sTK6VrUjCs
A primeira vez que o River esteve no caminho do Cruzeiro traz uma doce lembrança para a torcida celeste. O ano é 1976. O então vice-campeão brasileiro chegava pela primeira vez à final da Libertadores.
O Cruzeiro contava com um timaço. Nomes como Nelinho, Palhinha, Piazza e Raul eram alguns dos protagonistas da equipe treinada por Zezé Moreira. Para conquistar a América, o último oponente que a Raposa precisava derrubar era justamente o River Plate.
No primeiro jogo da final, passeio azul no Mineirão: 4 a 1. Mas os argentinos deram o troco no Monumental de Nuñez: 2 a 1. Naquela época, se cada time ganhasse uma partida, a decisão iria para um jogo extra, em campo neutro.
Foi no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, mesmo palco da final deste ano, que o Cruzeiro se consagrou. Vitória por 3 a 2, com gols de Nelinho, Eduardo Amorim e Joãozinho. A América se pintou de azul.
https://sja.sportradar.com/w/iDigitalMedia/1954-62251/023100
Uma década e meia depois, Cruzeiro e River Plate voltaram a se encontrar em uma decisão. A taça em disputa agora era a da Supercopa, competição criada em 1988 e que contava apenas com clubes campeão da Libertadores.
O River saiu na frente com a vitória por 2 a 0 no Monumental. Mas o Cruzeiro conseguiu o que parecia muito improvável. Ademir e Mário Tilico, duas vezes, marcaram para o time brasileiro, que fez 3 a 0 e levantou o troféu no Mineirão. Era o início de uma década vitoriosa para a torcida azul.
Veja também:
Fique por dentro dos confrontos de oitavas de final da Libertadores
Último ato: Van Persie se despede do futebol
A decisão menos importante entre os dois aconteceu na Recopa de 1998, torneio disputado em 1999. O River Plate, campeão da Supercopa de 1997, desafiou o Cruzeiro, campeão da Libertadores daquele mesmo ano. E deu Raposa novamente, desta vez, com duas vitórias: 2 a 0, no Mineirão, e 3 a 0, no Monumental.
River eliminou Cruzeiro da Libertadores de 2015
Se o retrospecto geral é favorável ao time celeste, o último encontro com o River Plate não traz recordações das mais agradáveis para o torcedor cruzeirense.
As equipes ficaram frente a frente nas quartas de final da Libertadores de 2015. O Cruzeiro, na época treinado por Marcelo Oliveira, saiu em vantagem frente fora de casa, com vitória por 1 a 0 em Buenos Aires, gol de Marquinhos.

Arrascaeta, hoje no Fla, e Carlos Sánchez, hoje no Santos, se enfrentaram em 2015 (Getty Images)
Mas os "Millonarios", como é conhecida a equipe do River, fizeram 3 a 0 no jogo de volta, em pleno Mineirão, e despacharam o clube brasileiro.
Depois daquele confronto, os argentinos rumaram para o título da Libertadores.
Títulos de Libertadores
Cruzeiro: 2 (1976 e 1997)
River Plate: 4 (1986, 1996, 2015 e 2018)