Seguro, Grêmio bate Católica e avança
Mesmo sem brilhantismo, Tricolor não passa aperto, faz 2 a 0 em chilenos, e está nas oitavas de final da Libertadores

Poderia ser uma noite tensa, mas o Grêmio despachou a Universidad Católica com tranquilidade. O time de Renato não apresentou um futebol brilhante, longe disso. Mas foi o suficiente para vencer a equipe chilena por 2 a 0, gols de Alisson e Thaciano, garantindo a classificação para as oitavas de final da Libertadores. O Tricolor fechou o Grupo H na segunda colocação com dez pontos, dois a menos que o Libertad, do Paraguai.
Mesmo com obrigação de vencer para avançar, a Universidad Católica não saiu para o jogo na primeira etapa. Coube ao Grêmio tomar a iniciativa. Mas o Tricolor não estava inspirado. Faltava a intensidade que tanto caracterizou o time de Renato nos últimos anos.
Apesar disso, o primeiro gol ocorreu aos 22. Michel deu lançamento primoroso para Alisson. O atacante dominou, invadiu a área e chutou cruzado, de perna esquerda: 1 a 0. Era o que o tricampeão da América precisava para afastar o perigo da eliminação precoce.
👌😲 ¡Gran pase y mejor definición! @gremio_es abría el marcador a través de Alisson y ponía un pie en octavos de final de la #CONMEBOLLibertadores pic.twitter.com/hG98Pp79gt
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) 9 de maio de 2019
O jogo seguiu com a equipe brasileira em baixa potência. Já os chilenos esbarravam nas próprias limitações e só assustaram aos 35, em vacilo de Paulo Victor. O goleiro gremista saiu mal do gol após cobrança de falta e Pinares finalizou. A bola passou perto.
O time de Renato teve duas oportunidades para ampliar antes do intervalo. Kannemann cabeceou para fora após cobrança de falta de Jean Pyerre aos 28 e o próprio Jean, ao receber de André aos 40, chutou bonito de fora da área, obrigando o goleiro Dituro a fazer boa defesa. Fim de primeiro tempo e o Tricolor mais próximo da vaga para as oitavas.
Thaciano define
A segunda etapa continuou com o mesmo ritmo da primeira. Um jogo morno, controlado pelo Grêmio em função da pouca agressividade do adversário.
Everton apareceu aos 17. Depois de receber de Alisson na esquerda, o Cebolinha trouxe para o meio e bateu cruzado. Dituro espalmou.
Renato fez algumas mudanças na equipe. Juninho Capixaba já havia entrado no intervalo no lugar de Cortez, que sentiu, e Thaciano substituiu Jean Pyerre. E foi justamente o atacante que ampliou.
Aos 30, a Católica saiu jogando mal e Leonardo Gomes roubou a bola. O lateral-direito invadiu a área, levantou a cabeça e cruzou rasteiro para Thaciano, que empurrou para as redes. Classificação assegurada na Arena do Grêmio.
Fim de jogo: #Grêmio 2x0 @CruzadosSADP
— Grêmio FBPA (@Gremio) 9 de maio de 2019
ESTAMOS CLASSIFICADOS! Com gols de Alisson e Thaciano, vencemos e confirmamos a nossa classificação para as oitavas da #Libertadores2019!
🇪🇪💪🏼🏆🏆🏆 #GRExUC #VamosTricolor #PuroSentimento pic.twitter.com/V0A4dWl8S6
A vaga para as oitavas, que parecia distante depois de apenas um ponto conquistado nas três primeiras rodadas da fase de grupos, virou realidade com as três vitórias seguidas sobre Rosario Central, Libertad e Católica. O Grêmio agora volta a pensar no Brasileirão. Ainda sem vencer no torneio nacional, o clube gaúcho encara o Corinthians, em Itaquera, no próximo sábado (11).
Campo Lance a Lance Escalações Informações Complementares