Está chegando a final! Confira todos os detalhes sobre o grande duelo entre Flamengo e River
Equipe argentina tenta o quinto título de sua história na Libertadores enquanto o Rubro-Negro, que volta à decisão após 38 anos, quer levantar a taça pela segunda vez

Faltam dois dias para um dos jogos mais esperados do ano. Flamengo e River Plate já estão em Lima, no Peru, palco da finalíssima da Libertadores. A bola rola no sábado (23), às 17h.
É a primeira vez na história que a decisão do torneio vai ocorrer em jogo único. O River luta pelo segundo título seguido (foi campeão no ano passado, batendo o arquirrival Boca na final) e o quinto caneco na Liberta.
Já o Fla, que não chegava à final desde 1981, quando conquistou a sua única Libertadores, vive um momento mágico. O Rubro-Negro pode ganhar dois títulos neste fim de semana.
A final da competição continental é no sábado e no domingo, mesmo sem jogar, os comandados de Jorge Jesus podem celebrar mais uma taça. Se Palmeiras e Grêmio empatarem, o Brasileirão será matematicamente do Fla.
As campanhas dos finalistas
O Flamengo fez uma campanha notabilizada pelo crescimento ao longo da disputa. A primeira fase foi cambaleante.
Ainda sob o comando de Abel Braga, o Rubro-Negro garantiu a classificação na base do sufoco. Fez dez pontos e terminou o Grupo D na liderança, mas com a mesma pontuação de LDU e Peñarol.
O time brasileiro levou a melhor no saldo de gols. O Fla obteve três vitórias na fase de grupos, empatou duas vezes e perdeu duas partidas. Foi derrotado pelo Peñarol, no Maracanã, e pela LDU, em Quito.
Nas oitavas de final, já com Jorge Jesus à frente da equipe, mais sufoco. Derrota por 2 a 0 para o Emelec no Equador. Na volta, no Maracanã lotado, o Mengão devolveu o placar e se classificou nos pênaltis.
A partir daí o time embalou e destruiu a dupla gaúcha. Primeiro foi o Inter, que caiu nas quartas. Depois, com direito a uma histórica goleada por 5 a 0, o Grêmio sucumbiu ao poderio do Rubro-Negro.
Do outro lado, o River Plate perdeu apenas uma partida nesta edição da Libertadores. Foi justamente o segundo jogo da semifinal contra o Boca, na Bombonera.
A derrota por 1 a 0 não serviu para desclassificar a equipe de Marcelo Gallardo, que havia batido o arquirrival por 2 a 0 no jogo de ida, no Monumental de Nuñez.
Na fase de grupos, o River ficou em segundo lugar de sua chave, atrás do Internacional. Foram duas vitórias e quatro empates para o atual campeão da América.
Os argentinos eliminaram o Cruzeiro nas oitavas, nos pênaltis, após dois empates sem gols. Depois, o River despachou o Cerro Porteño com uma vitória e um empate, antes de eliminar o Boca.
Flamengo nunca perdeu para o River na Libertadores
São apenas quatro jogos entre Fla e River na história da Libertadores.
O Rubro-Negro leva a melhor nessa disputa particular. Venceu duas partidas, ambas em 1982. No ano passado, os times se enfrentaram na fase de grupos e houve dois empates.
1982 - Triangular Semifinal
River Plate 0x3 Flamengo
Flamengo 4x2 River Plate
2018 - Fase de Grupos
Flamengo 2x2 River Plate
River Plate 0x0 Flamengo

River e Flamengo ficaram no empate sem gols na Argentina em 2018 (Getty Images)
Prováveis escalações para a final
Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.
River Plate: Armani, Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Casco; Enzo Pérez, Ignacio Fernandez, Palacios e De La Cruz; Borré e Matías Suarez. Técnico: Marcelo Gallardo.
Títulos de Libertadores
Flamengo: 1981
River Plate: 1986, 1996, 2015 e 2018