20 anos de um jogo épico! Vasco atropelou Manchester United no Maracanã
Com show da dupla Romário/Edmundo, time carioca não tomou conhecimento da poderosa equipe inglesa e deu um baile no Maracanã

O dia 8 de janeiro de 2000 é inesquecível para a torcida vascaína. Há exatos 20 anos, no Maracanã lotado, o Vasco teve uma das maiores atuações de sua história.
Era a fase de grupos do Mundial de Clubes da FIFA, na primeira vez que a entidade máxima do futebol mundial organizava a competição. Do outro lado estava o poderoso Manchester United, campeão europeu e, para muitos, o melhor time do mundo naquele momento.
Mas o Vasco também era uma verdadeira seleção. Certamente uma das melhores equipes da gloriosa história do Gigante da Colina. Nomes como Jorginho, Juninho Pernambucano, Felipe, Ramon e Mauro Galvão formavam um elenco espetacular, que ainda contava com uma dupla de ataque das mais talentosas de todos os tempos: Romário e Edmundo.
O United de Ryan Giggs, Roy Keane, Jaap Stam, Solskjaer e outros nomes de peso - David Beckham não jogou porque estava suspenso - levou um baile naquela tarde ensolarada de sábado.
3 a 0 no primeiro tempo
Comandado pelo experiente Antônio Lopes, o Vasco foi avassalador na primeira etapa. Aproveitando falhas da defesa adversária, Romário marcou duas vezes.
O terceiro gol foi uma pintura. Edmundo deu um drible desconcertante no zagueiro Silvestre e tocou para as redes.
A equipe inglesa ainda diminuiu no segundo tempo, com Nicky Butt. Mas nada que diminuísse a festa da torcida vascaína que lotou o Maracanã.
Aquele resultado expressivo, comemorado até hoje, garantiu o Vasco na decisão do Mundial da FIFA. O título não veio. Deu Corinthians na final, superando o Cruzmaltino nos pênaltis.
Mas aquela atuação, do dia 8 de janeiro de 2000, ficou para sempre na memória dos torcedores vascaínos. Foi uma das maiores partidas de um time brasileiro contra um campeão europeu. Uma aula de futebol para inglês nenhum botar defeito.
Galeria de fotos de Vasco 3x1 Manchester United

Edmundo brilhou naquela tarde (Getty Images)

O momento em que Romário marca o segundo gol vascaíno (Getty Images)

Romário e Ramon se abraçam após segundo gol (Getty Images)

Felipe se livra da marcação de Roy Keane (Getty Images)

Jogadores do United lamentam (Getty Images)

Maracanã recebeu grande público naquela tarde (Getty Images)

O centroavante Dwight Yorke tenta encarar a marcação de Mauro Galvão e Júnior Baiano (Getty Images)

Juninho Pernambucano em ação (Getty Images)

Suspenso, David Beckham observa partida do lado de fora (Getty Images)

Time do Vasco que destruiu o Manchester United na tarde do dia 8 de janeiro de 2000 (Getty Images)
Ficha técnica: Vasco 3x1 Manchester United (08/01/2000)
Vasco: Hélton, Jorginho (Paulo Miranda 24" do 2º), Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe, Juninho (Alex Oliveira 34" do 2º) e Ramon (Nasa 31" do 2º); Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes.
Manchester United: Bosnich, Gary Neville, Stam (Jordi Cruyff 26" do 2º), Silvestre e Irwin; Keane, Butt, Philip Neville e Giggs (Fortune 32" do 2º); Solskjaer (Sheringham, intervalo) e Yorke. Técnico: Alex Ferguson.