Há 20 anos... Corinthians se tornava o primeiro campeão mundial da FIFA
O Futebol Brasil relembra a campanha do Timão no Mundial de Clubes de 2000. Final histórica contra o Vasco completa 20 anos nesta terça-feira

Foi há exatos 20 anos que a Fiel comemorou o seu primeiro título mundial. No dia 14 de janeiro de 2000, a torcida do Corinthians ocupou uma boa parte do Maracanã na final contra o Vasco.
Há 2⃣0⃣ anos, o mundo era preto e branco pela primeira vez! Após vencer o Vasco nos pênaltis no Maracanã, o Corinthians sagrou-se campeão Mundial da FIFA! 🥰🏆#Mundial20anos pic.twitter.com/svgYDKdtTj
— Corinthians (@Corinthians) January 14, 2020
Eram dois timaços que decidiam o Mundial de Clubes da FIFA, na primeira vez que a entidade máxima do futebol mundial organizou a competição.
Depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o Corinthians de Marcelinho, Rincón, Dida, Ricardinho, Vampeta, Luizão e Edílson levou a melhor nos pênaltis, venceu por 4 a 3 e teve o mundo aos seus pés.

Getty Images
Torcedores de times rivais tiram sarro até hoje, alegando que o Corinthians não venceu a Libertadores daquele ano e, por isso, não pode ser considerado campeão mundial.
Mas o fato é que o clube paulista participou do torneio como campeão do país-sede, como sempre ocorreu nos Mundiais organizados pela FIFA. Não entrou como convidado, como muita gente acredita. Conquistou a classificação dentro de campo e o título também.

O time campeão mundial em 2000 (Getty Images)
A campanha invicta
Aquele Corinthians do final dos anos 90 e início do ano 2000 é considerado, para muitos, o maior Corinthians da história.
Uma verdadeira seleção que acumulava títulos e jogava um futebol de encher os olhos. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Timão foi campeão brasileiro em 1998.
Luxa deixou o clube após aquela conquista para ser o técnico da seleção brasileira. Em 1999, dirigido por Oswaldo de Oliveira, o Corinthians seguiu no trilho dos títulos. Campeão paulista, batendo o Palmeiras na decisão, e novamente campeão brasileiro, superando o Galo em uma eletrizante final de três jogos.
Os jogadores nem tiveram férias. O Campeonato Mundial da FIFA começou no dia 5 de janeiro, contando com os campeões de todos os continentes. Eram oito equipes divididas em dois grupos.

Corinthians e Real Madrid fizeram um jogo eletrizante na primeira fase do Mundial de 2000 (Getty Images)
O Corinthians ficou ao lado de Real Madrid, da Espanha, Raja Casablanca, do Marrocos, e Al Nassr, da Arábia Saudita. Todos os jogos da chave foram realizados no Morumbi.
No dia 5 de janeiro, vitória por 2 a 0 sobre o Raja, gols de Luizão e Fábio Luciano. O grande jogo da primeira fase ocorreu dois dias depois. Corinthians e Real Madrid fizeram uma partida espetacular.
O Real, campeão europeu de 1998, saiu na frente com o francês Anelka. Edílson virou para o Timão com dois gols. O segundo foi uma pintura, passando a bola por entre as pernas de Karembeu e fuzilando, sem chances para Casillas. Mas o time espanhol deixou tudo igual com outro gol de Anelka, que ainda teve a chance de dar a vitória ao Real em cobrança de pênalti que Dida defendeu.
Na última rodada, dia 10, o Corinthians precisava vencer o Al Nassr por dois gols de diferença para garantir a primeira colocação da chave e a classificação para a final. Ricardinho fez 1 a 0 no primeiro tempo e Rincón, já na reta final da partida, marcou o gol do alívio: 2 a 0. Vaga assegurada para a grande decisão.
Uma final tensa

Jogadores do Vasco lamentam perda do título no Maracanã (Getty Images)
Corinthians e Vasco entraram no Maracanã lotado, no dia 14 de janeiro de 2000, para uma partida histórica. O vencedor daquele duelo seria proclamado o primeiro campeão mundial da FIFA.
O Vasco havia feito uma grande fase de grupos. O time carioca, que contava com craques do quilate de Romário, Edmundo, Jorginho, Juninho Pernambucano, tinha despachado o poderoso Manchester United.

Romário em ação na final, marcado por Kléber (Getty Images)
O jogo foi muito tenso naquela noite de 14 de janeiro. Houve algumas chances para ambos os lados, mas a rede não balançou. Nem no tempo normal e nem na prorrogação.
O campeão do mundo seria decidido nas cobranças de pênaltis. O Timão contava com um grande goleiro, especialista no assunto penalidade: Dida. Mas o Vasco era composto por grandes batedores.

A corrente dos jogadores do Corinthians durante os pênaltis (Getty Images)
A disputa começou com Rincón marcando para o Corinthians. Romário foi para a bola, Dida quase defendeu, mas ficou tudo igual: 1 a 1.
Fernando Baiano, que havia entrado no lugar de Edílson, colocou o Timão novamente em vantagem. Alex Oliveira empatou para o Vasco, mas Luizão fez o terceiro dos paulistas.
Depois veio o momento em que Dida se agigantou e defendeu a cobrança do lateral Gilberto. Edu bateu bem, Corinthians 4 a 2.
Se Viola perdesse, o título estaria nas mãos da Fiel. Mas o atacante, ídolo da torcida corintiana, fez o seu papel e botou lá dentro.
Era a vez de Marcelinho Carioca, um dos grandes nomes da história do Corinthians, exímio batedor de pênaltis. Hélton defendeu. Tudo em aberto no Maracanã.
Cabia a Edmundo empatar para levar a decisão às cobranças alternadas. O craque vascaíno correu, bateu e... isolou! Corinthians campeão do mundo!

O momento em que Edmundo bate o pênalti para fora (Getty Images)
Capitão do time, Rincón ergueu a taça para delírio da Fiel. Foi o último grande ato do colombiano com a camisa corintiana. Ele deixou o clube logo em seguida para acertar com o Santos. Voltou em 2004, sem sucesso.
Aquele grande time do Corinthians se desmanchou após a eliminação na semifinal da Libertadores, meses depois, para o Palmeiras.

Marcelinho faz a festa (Getty Images)
Mas as lembranças daquela época emocionam qualquer torcedor do Timão. Uma equipe inesquecível, lendária, que fez o dia 14 de janeiro de 2000 se eternizar na gloriosa história de um dos clubes mais populares do mundo.
#OnThisDay in 2000, @Corinthians won the first ever #ClubWC 🏆
— FIFA.com (@FIFAcom) January 14, 2020
They defeated @VascodaGama on penalties in the Maracana to lift the trophy 🇧🇷🙌 pic.twitter.com/4kPxhBGJ75